Tuesday, August 28, 2007

A mágoa e o magoado

O magoado – Sabe, eu nunca quis me colocar no seu lugar e sentir a sua dor.Admito, porém, ter tentado conversar diversas vezes para que você não absorvesse sozinha essa dor como se fosse uma dor só sua; e assim, mais tarde, num dia de raiva, você esquecer dos outros e penetrá-los como se eles fossem você – mas não são ! Eles são Homens, assim como eu, e justamente por essa fatalidade, eles não agüentam tamanha proporção de dor, como você – querida mágoa.Pense.Aliás sempre achei uma atitude meio egoísta sentir a dor sozinho.Se o amor é compartilhado com tantos, a dor não pode ser compartilhada apenas consigo mesmo. Você não acha?Não estou lhe pedindo para dividir a SUA dor comigo. Estou só querendo escutá-la por vontade própria, posso? É bom, eu juro, você vai ver – nem machuca! E faz um bem enorme...
A mágoa – Entendo a sua preocupação, querido. Mas já me acostumei a me sentir sozinha.Estou até começando a gostar dessa solidão pré-destinada. Se eu me recolho no meu canto todos os dias não é de forma alguma por egoísmo, é apenas a forma mais justa que encontrei para descarregar a minha dor afim de evitar que ela atinja mais pessoas ao meu redor.Sabe, meio que me apaixonei por tudo o que não me traz alegria.É triste, eu sei. Pode incomodar você, mas eu amo a tristeza e tudo o que me aproxima dela.Acho que todos deveriam deixar a dor doer um pouco.
O magoado – Concordo com você “Todos deveriam deixar a dor doer um pouco”. Um pouco! Você disse bem, não podemos nos acostumar com o sofrer porque senão passamos a sentir prazer nisso. O Homem se apaixona por tudo o que ele se acostuma.O ser-humano é assim, ser humano é ser assim querida. Quando ele ama, ele reclama. Quando sente dor, ele diz que é por culpa do amor. E quando não sente nada, acha que está morto, e quando está morto, diz que sente saudade da vida e do tempo em que a dor doía. Querida mágoa, eu sei que vai doer, mas ninguém merece você. Ninguém merece você.
A mágoa – Olha, eu já fiz muita gente chorar, já deixei muitos casais distantes e já pus um fim em inúmeras relações. Mas nenhum desses fatos foram feitos por mal. É apenas a minha única maneira de me manter viva. Eu vivo para causar lágrimas. Sou um sentimento criado: meu pai é o sofrer, minha mãe é a dor, minha irmãs são as lástimas. Sou um pouco de tudo isso e ao mesmo tempo posso ser muito mais.Nunca duvide das minhas capacidades, menino magoado, nunca. Quando tudo parece se consolar, se encaminhar de novo para um mar calmo e sereno e tranqüilo; eu volto a agir – volto a dizer que não é por mal – é minha condição, eu machuco por sobrevivência, não consigo ver ninguém feliz.
O magoado – Se você não consegue ver ninguém feliz é porque você nunca quis ser feliz ou ,no mínimo, nunca sentiu tal sensação. Você sempre se aproveitou dos sentimentos alheios para procriar. Eu sei que você não faz nada disso por mal, até porque você é feita de mal, você faz isso por você.Volto a dizer: EGOISTA! Eu sempre te avisei que seria melhor dividir a sua dor comigo e não espalhá-la pelos corpos dos Homens que ainda sentem algo – coisa rara! O ser-humano apossado de coração é uma espécie em extinção.
A mágoa – E eu sou um sentimento em evolução.
O magoado – Tire essa mágoa de dentro de você !
A mágoa – Porque ? não posso ! É como se você me pedisse para tirar minha vida de mim. Se eu pedisse a sua vida em troca de um sentimento, você a daria ?
O magoado – ...

2 comments:

Raven said...

esse post me lembrou uma frase da música Zero, do Smashing Pumpkins:

"I'm in love with my sadness."

mais uma vez, muito bonito o texto. =) (jah tah ficando repetitivo isso heheheheh)

Evelyn Mendes. said...

essa conversa eu já li, bisbilhotando seu fotolog,hehe..
aproveita e faz um "the best of Peter Gabriel",hihhihih...
esse txt é simplesmente lindo, tocante e mt sensível. :D