Saturday, August 25, 2007

Amar é achar

Não me faça gostar de tudo o que eu desgosto em você, isso só vai me fazer deixar de gostá-la como acho que sempre gostei e que , sinceramente, acho que pretendo continuar gostando o tempo que eu achar necessário. Digo “acho que sempre gostei” porque no amor a gente sempre acha. Sempre achei que o verbo “amar” tivesse o mesmo significado que “achar”. Sempre achei mais sincero dizer “eu te acho” ao invés de “eu te amo”. E , no fundo, no fundo, a gente não ama a pessoa amada, a gente ama o fato de ter achado essa pessoa ou o fato de achar que está amando.
Numa relação, por exemplo, a gente sempre acha que o outro gosta de tomar café com leite no café da manhã, depois descobre que ele só bebe café com leite no café da manhã por agrado. E que na verdade, ele não gosta de café, muito menos de leite e pior: odeia acordar cedo para tomar café da manhã. A gente sempre acha que o outro adora aquele filme francês em preto e branco e dublado, e depois a gente percebe que o filme da vida do outro é cheio de efeitos especiais ultramodernos e pior : legendado. E tem mais : a gente acaba descobrindo que o outro também não gosta muito de filme francês.Eu acho que nenhum lúcido em sã consciência continuaria junto se não fosse pela sensação de um achar que é amado pelo outro e o outro achar que é amado pelo um. A gente sempre acha que o outro gosta de tudo o que a gente gosta, sem saber que , no fundo , para o outro, a gente é o outro. Ou seja, “a gente” e “ o outro”, na verdade, são duas pessoas que acham que a relação vai bem por um achar que o outro acha que o outro está bem por achar que o outro está bem.
Estou meio perdido. Mas acho que estou no caminho certo, enfim, eu acho.
Por falar em “achar”, acho que eu me atrasei um pouco no nosso primeiro encontro; mas eu tenho os meus motivos. É que eu não quero te acostumar com os meus bons modos,por isso achei melhor me atrasar, para você não se acostumar a ser sempre encontrada na hora certa, no lugar marcado.Eu amo o inesperado. Acho que ainda não estou pronto para te encarar todos os dias, nem com hora marcada.Mas voltando ao nosso primeiro encontro: É tão engraçado, uma pessoa achar que se atrasou num encontro, você não acha ? Afinal um encontro é para gente se achar e não achar que a gente se encontrou ou achar que se atrasou. Reparem na força do verbo “achar”. Ele pode ser tanto uma certeza ( eu te achei ), quanto uma dúvida (eu acho que eu me atrasei). Acho que o amor segue a mesma lógica ( se é que se pode dizer que o amor segue algumalógica !), é um sentimento que altera certezas e dúvidas. Por isso sempre achei mais sincero usar o verbo “achar” no lugar de “amar”.Por isso também, meu amor, por mais que você não se encontre, eu te acho.

1 comment:

Raven said...

gente, me perdi e me achei várias vezes nesse texto. ;)

adorei!